Treinos Diferenciados Manocchianos

Com o decorrer dos anos e a experiência e troca de informações com os atletas, introduzimos alguns treinos diferenciados, seguindo a metodologia Manocchio de treinamento. Com isso desenvolvemos alguns treinos específicos atendendo as maiores necessidades dos atletas. Alguns dos treinos específicos que ganharam periodicidade na equipe são os seguintes:

Coletivo na praia de Caiobá

Aproximadamente 3 vezes no ano: treino mais completo, no qual a natação é realizada na Praia Mansa de Caiobá, o pedal é na Alexandra Matinhos e a corrida na beira-mar. Não é caracterizado como um simulado. É um treino das três modalidades realizados em uma manha de sábado.

Duathlon terrestre e transição bike/corrida no circuito Renault

Treinos de duathlon terrestre e transição bike/corrida no circuito Renault: periodicidade até uma vez por mês. É realizado o pedal em um circuito de 7Km a volta com corrida em asfalto ou estrada de chão. Cada treino é realizado de uma maneira diferente de acordo com as provas seguintes e necessidades dos atletas. Nesses treinos são desenvolvidas habilidade na bike,curvas, treinamento em pelotões, etc.

Desafio Manocchio de corrida

Para preparar os atletas para competições e corridas de rua, a Manocchio procura criar algumas vezes por ano o Desafio Manocchio.

É um desafio individual para avaliar a performance na corrida e adequar o treinamento para que sempre haja progresso.  É escolhido um parque e o para avaliação do atleta nesse percurso. Existe a possibilidade de revezamentos nesses treinos.

Treinamento Funcional

O exercício físico deve ser o grande promotor da saúde.  Mas percorrendo o caminho para ser um esportista não são apenas os valores ligados a saúde física que predominam, mas também o trabalho psíquico, motor e psicológico. Esses valores valem como passaporte para o crescimento da pessoa em qualquer parte de sua vida.

Executamos trabalhos de fortalecimento através de ginásticas funcionais, o que permite minimizar muito o risco de lesões, principalmente em atletas de performance. Além disso o técnico está sempre se aprimorando sobre novas metodologias e técnicas para o aprimoramento do treinamento das modalidades.

Somando esses fatores tecnológicos o atleta ganha em força, desenvoltura e velocidade.

Encontro Manocchiano

É o momento para contato teórico maior do atleta com o esporte e com o técnico. Ocorrem periodicamente no final de ano como evento de final de ano. Esporadicamente antes de grandes provas também são organizados para sanar possíveis dúvidas e medos, além da própria troca entre os atletas e momentos de descontração.

Outros treinos

  • Duathlon Aquático: para os atletas que nadam conosco na UP, periodicamente são realizados simulados de transição água/corrida, para treinar os atletas nessas difícil transição que é sair correndo da água;
  • Revezamentos aquáticos: treinos para atletas que também nadam conosco na UP para interação entre a equipe e descontração;
  • Outros: sempre que surge a necessidade dos atletas, buscamos ao máximo desenvolver técnicas que atendam as necessidades dos nossos atletas;