Como se Vestir Adequadamente para Treinar no Inverno 

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Estamos próximo a estação mais fria do ano, o inverno. Com a chegada do frio, muitos não se sentem bem treinando. Vale a pena perder parte do seu condicionamento físico para ficar embaixo das cobertas e não ir treinar? Não! Utilize uma combinação certa de roupas e verá que o frio não passa de uma estação do ano.

Natação: Antes de entrar na piscina tome uma ducha não muito quente, assim quando entrar na piscina, não irá sentir uma grande diferença de temperatura. Leve próximo a borda da piscina uma toalha, para quando sair da água, já ter algo para se aquecer. Depois do seu banho, utilize roupas quentes. Em nosso local de treinamento UP, temos o campo de futebol próximo a piscina, esta área descampada faz com que tenhamos um vento mais forte na região, por isso saia sempre com roupas mais quentes.

Ciclismo: O esporte com o qual iremos sentir mais frio. Para evitar este frio intenso, procure vestir-se em camadas de roupa. Para dias de frio intenso (próximo de 0ª) use a seguinte combinação:

1ª Camada – Utilize uma blusa do tipo Segunda Pele transpirável (para evitar que fique molhado do suor e este venha a “congelar” com o vento). Por cima desta, pode colocar uma camiseta de ciclismo normal. Esta camada de roupa é para manter a sua temperatura. Por ser primeira camada de roupa, o uso de manguitos pode também acompanhar (utilizado por baixo, será difícil de tirar eles durante o pedal).

 

2ª Camada – Tem por função aquecer o seu corpo. Pode ser utilizada a jaqueta de ciclismo da Manocchio ou algum item semelhante (tais como roupas peluciadas).

3ª Camada – Corta-Vento. De nada adianta se manter aquecido, se o vento irá fazer com que você perca muita temperatura. No ciclismo, a cada cerca de 7km/h, sentimos 1º a menos de temperatura. Por mais fino que pareça, um corta-vento tem função muito especial na vestimenta correta para treinamento. Esta fina camada, é para realmente barrar o vento. Utilizando ele, evitará com que o suor de suas roupas fique mais ou frio ou congele.

É importante que seja seguida essa ordem nas roupas. Não troque a ordem das mesmas, senão irá perder eficiência na questão de manter a sua temperatura ou aquecer.

Para as pernas, pode-se utilizar calça ou pernitos.

Para as suas mão utilize luvas, existem luvas em tecido neoprene ou softshell, que ajudam a cortar o vento.

Nos seus pés, use meias grossas e, se possível, um protetor de sapatilha (são fabricados em tecido igual das camisas de ciclismo ou neoprene, qual utilizar, varia de acordo com a sua sensação de frio).

Não esqueça de toucas por baixo do capacete!

Corrida: Durante o aquecimento, mantenha-se agasalhado e realize exercícios de aquecimento geral até se sentir bem. Retire o seu agasalho e faça a parte principal de seu treinamento. Quando finalizar, coloque novamaente o seu agasalho, antes mesmo de sentir frio.

 

Prof. José Ricardo Bileski