Chuva na motivação

Quando há um foco é tudo muito interessante.  Os treinos por mais difíceis que sejam  são executados de forma intensa com propósito e determinação.  Um, dois três meses… Até um ano podemos treinar dessa forma.  Até mesmo um grande período da vida para aqueles que  tinham objetivo a longo prazo.

Mas como há vários dias de Sol, há também os dias de chuva.   O dia D, cedo ou tarde chega. O objetivo chega e passa.   A prova alvo, o objetivo é realizado. E entramos no limbo.  Reconhecemos o estado.  Falta disposição o  corpo fica preguiçoso. O ânimo bastante reduzido… Como se todos os dias de treino fossem “chuvisco”.

O que digo sobre isso?  Ok! Ótimo.  Quando temos uma decepção ou uma grande alegria é normal reconhecer o que vem a seguir. E esse depois nunca será a mesma coisa. Como seu psicológico mudou seu corpo também não irá mais responder da mesma forma. Você sofreu uma transformação radical.  .  E isso é uma coisa boa.

espada

Pense na espada que é moldada através de calor, marteladas, gelo, calor, moldagem repetindo-se várias vezes esse processo. Assim também somos  transformados com o tempo. Esperamos a próxima moldagem até termos forjado uma arma realmente forte.

Temos que amadurecer, reconhecer nosso status atual e entender o que está se passando.  Há inúmeras qualidades físicas no treinamento desportivo e é impossível estar satisfeito com todas elas. Seja mais força, mais resistência, capacidade anaeróbica, enfim… Temos grandes chances de evoluir em inúmeras particularidades do esporte.

O triathon proporciona três vezes mais oportunidades de tentar evoluir em qualquer quesito físico. Perícia no ciclismo, virada olímpica na natação, um estilo novo, correr com mais velocidade, saltar mais alto…

Importante é saber que após toda chuva vem o sol e depois de todo sol vem a chuva. O que fazemos quando passamos por fases é amadurecer.  Reconheça algumas de  suas metas,  o que mexe com você no estado atual. Busque evoluir.  Busque o amadurecimento e a qualidade no seu exercício e o equilíbrio na sua vida.

Há glórias com o esporte e justamente ele pode ser um catalisador para que sua vida seja preenchida de grandes sucessos: saúde, bem estar e desenvolvimento de qualidades físicas novas.

Fazer hoje o que não se podia fazer ontem é uma diversão e tanto.  Aproveite seu esporte! Sua meta passada foi importante para você chegar apenas até aqui. O presente momento é ainda mais importante para você poder chegar em qualquer outro lugar.

 

Guilherme Valenza Manocchio