agua e exercicio

A água é o maior componente do corpo humano ocupando entre 45 e 70% de seu volume, e possui papel importantíssimo na regulação da temperatura corporal.

O consumo adequado de líquidos antes, durante e após uma atividade física é uma prática nutricional de fundamental importância para otimizar o desempenho e proteger a saúde e o bem-estar de quem está se exercitando.

Durante a prática de exercícios, há perdas significativas de líquidos e minerais, por isso, uma hidratação adequada é fundamental para que o rendimento físico e saúde não sejam prejudicados.

A desidratação causa muitos sintomas, começando pela sede. Pode causar também fadiga, pele vermelha, tontura, urina escura, cãibras, etc., então, o ideal é evitar que esses sintomas apareçam. Seu desempenho está totalmente ligado ao seu nível de hidratação, então, se você estiver desidratado, provavelmente se sentirá cansado e desanimado rapidamente. Porém, não basta tomar água somente antes, durante e após o exercício. É importante lembrar, que não é só em competições que a nutrição e hidratação deve ser cuidada. Essa deve ser uma prática diária, pois o treinamento faz parte da competição e essa pratica sendo diária, trará benefícios no grande dia.

Durante a prática esportiva, a taxa de transpiração é altamente variável, oscilando entre 1 e 2 litros de líquidos por hora de exercício, dependendo do ritmo e intensidade.

A água é um bom líquido de reposição, mas em situações onde ocorre um grande gasto energético e transpiração excessiva, é necessário repor o nível de sais minerais contidos no suor. Neste caso, o líquido para a reposição deve conter electrólitos e carboidratos, como é o caso das bebidas isotônicas, que numa concentração ideal mantêm o volume plasmático, proporcionam uma fonte de energia de fácil utilização, promovem a termorregulação do organismo e aumentam a capacidade respiratória.

Abaixo algumas dicas de hidratação adequada para determinados treinamentos e atividades:

 

– Hidratação antes da competição ou treinamentos intensos

• Beber 500 ml de líquidos 2 horas antes da atividade.

• Aumentar a hidratação 1 dia antes da competição.

• Se possível a cada 20min de prova ingerir água.

• Não consumir bebidas alcoólicas, refrigerantes ou café em excesso.

– Após a atividade intensa

• Hidratar com alguma bebida isotônica / esportiva.

• Fazer uma refeição rica em carboidratos.

Os líquidos devem ser consumidos de preferência gelados para facilitar o esvaziamento gástrico. Quanto mais rápido ele deixar o estômago, mais rapidamente você sentirá os benefícios.

Gustavo Bauml da Silva